Erika Palomino
Colunista da Folha de S.Paulo
Confira abaixo o gabarito do teste "Afinal, você é fashion?", sobre o mundo da moda, publicado no Sinapse de 29 de junho de 2004.
1. B) Com a saia em forma de corola e cintura bem marcada, a silhueta proposta pelo criador francês encerrou as contenções da época da Segunda Guerra e deu início a uma nova forma de feminilidade. A expressão foi criada pela editora de moda Carmel Snow, que escreveu na "Harper's Bazaar": "It's a new look!". A silhueta do "new look" voltou à moda recentemente, no "revivalismo" dos anos 50, e as saias volumosas já são vistas de novo por aí.
2. C) Localizada no número 430 da King's Road, aberta pela estilista inglesa e por seu segundo marido, Malcolm McLaren, a loja começou em 71 com o nome Let it Rock at Paradise Garage, vendendo roupas caretas, no estilo dos "teddy boys". Em 73, a loja ganhou o nome Too Fast to Live Too Young to Die, considerado um slogan punk. Em 74, ela abriu sob o nome Sex, vendendo roupas rasgadas, alfinetes (pins), peças com tachas, muito couro e látex. Vivienne passou a vestir os Sex Pistols, e a estética punk entrou para a história.
3. B) "Façon" quer dizer modo ou maneira. A palavra moda vem do latim "modus", significando também modo ou maneira. Hoje em dia, Planeta Fashion significa o mercado global da moda.
4. C) Marc Jacobs foi demitido da conservadora marca Perry Ellis em 1992, quando criou uma coleção inspirado no grunge, o rock juvenil que vinha de Seattle. Tops como Naomi Campbell e Kristen McMenamy desfilaram coturnos, vestidões e camisas xadrez. Ironicamente, naquele ano ele ganhou o prêmio de melhor estilista pelo CFDA (Council of Fashion Designers of America). Em 94, ele abriu sua própria marca e, em 97, foi chamado também para a Louis Vuitton, com quem acaba de renovar contrato para mais dez anos.
5. C) A russa Natalia Vodianova foi descoberta ainda adolescente numa barraca de feira, transformando-se em um dos mais marcantes rostos da moda, explodindo em 2002. É garota-propaganda de Calvin Klein e protagonizou em dezembro de 2003 um excepcional editorial na "Vogue" América, em que interpretava Alice no País das Maravilhas, em foto de Annie Leibovitz.
6. C) A maison Yves Saint Laurent de alta-costura fechou suas portas em 31 de outubro de 2002. Depois de anunciar sua saída do mundo da moda no dia 7 de janeiro, Saint Laurent entregou a última peça confeccionada na casa para a atriz Catherine Deneuve, sua amiga. Trata-se de uma jaqueta de lã preta bordada com espigas, reedição da coleção outono-inverno 85/ 86 do estilista. A relíquia de Deneuve ganhou o número 77.751, a quantidade de peças de alta-costura elaboradas no ateliê da maison Saint Laurent.
7. C) Domenico De Sole é o nome do parceirão de Ford. Alessandra Facchinetti entrou para o grupo Gucci em outubro de 2000, como chefe do prêt-à-porter feminino. Já o inglês John Ray está há oito anos à frente do masculino da casa. Frida Giannini está na Gucci desde 2002 como chefe da criação dos acessórios, que assume oficialmente agora. A entrada do trio marca o fim da era do estilista superstar, valorizando mais a marca e a equipe do que os talentos individuais.
8. D) Marilia Carneiro é a grande lançadora de moda do Brasil. No início do ano, publicou "No Camarim das Oito" (Senac Rio, 192 págs., R$ 68), em que fala da história do figurino nas novelas globais e um pouco de sua carreira, que começou em 1973 na novela "Ossos do Barão". É dela o histórico figurino de "Dancin' Days", com Julia Mattos (Sonia Braga), com muito lurex e purpurina.
9. C) Gisele Bündchen saiu da pequena Nova Horizontina, no Rio Grande do Sul, para conquistar o mundo, tornando-se a modelo brasileira de maior repercussão internacional de todos os tempos. Mudou os padrões de beleza da moda e caiu nas graças da poderosa Anna Wintour, editora da "Vogue" América, que em julho de 1999 celebrou a valorização das curvas, festejando o corpo da mulher brasileira. Superando as supermodels dos anos 80 e 90, para ela foi criada a expressão "übermodel".
10. D) O americano Steven Klein foi apontado pela revista "New York" de maio como o grande artista da fotografia de moda atualmente. Responsável pelas novas imagens da cantora Madonna e do ator Brad Pitt, ele assina editoriais para a "Vogue" Itália e campanhas de D&G e D-Squared. Combina o conceitual e o artístico com a moda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário